Pular para o conteúdo principal

Tarifa branca de luz entra em vigor no Brasil; saiba como economizar

Em 2020, entrou em vigor a chamada “tarifa branca de energia” com objetivo de gerar menos gastos e reduzir o valor da conta de luz do cidadão brasileiro. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A modalidade não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública. A tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.
Sendo assim, o consumidor terá a possibilidade de verificar os horários em que a energia fica mais em conta e reduzir até 20% do valor total da fatura, conforme informou a Aneel. Vale lembrar que a separação dos horários levou em conta os momentos de pico, divididos da seguinte maneira:
  • Horário de ponta: Fim da tarde e início da noite;
  • Horário – Faixa intermediária: De uma hora antes a uma hora depois do horário de ponta;
  • Horário Fora de Ponta: Resto do dia.
Segundo informações da Aneel, no horário de ponta e na faixa intermediária, a utilização da luz elétrica vai ocasionar custos mais altos aos cidadãos, enquanto no horário fora de ponta, os cursos são mais em conta. Veja os horários de cada faixa:
  • De 0h às 17h: fora de ponta;
  • Das 17h às 18h: intermediário;
  • Das 18h às 21h: ponta;
  • Das 21h às 22h: intermediário;
  • Das 22h às 24h: fora de ponta.
Sábados, domingos e feriados contam com a tarifa fora de ponta nas 24 horas do dia.
Como aderir?
É muito importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo, conforme informou a Aneel.
Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. No entanto, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança.
Da mesma forma que é possível aderir, se o consumidor não perceber a vantagem, ele pode solicitar sua volta ao sistema anterior (tarifa convencional). A distribuidora terá 30 dias após o pedido para retornar o consumidor ao sistema convencional. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias.
Mais informações sobre a tarifa branca podem ser consultadas em http://www.aneel.gov.br/tarifa-branca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de veículos em 2019 é a maior em 5 anos e deve crescer em 2020

Venda de veículos em 2019 é a maior em 5 anos e deve crescer em 2020 Segundo relatório da associação das concessionária Fenabrave divulgado na última quinta-feira, 2, em 2019 foram emplacados 2,78 milhões de veículos no Brasil, um crescimento de 8.65% em relação ao ano ao ano anterior, quando o número foi de 2,56 milhões. O número é o maior desde 2014. As vendas tiveram seu ponto mais baixo em 2016, no auge da crise sob o comando de Dilma Roussef. À época, foram vendidos apenas 2,05 milhões de automóveis. As vendas vem lentamente sendo retomadas desde 2017. Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave, avalia que as melhoras na economia promovidas pelo governo impactaram nos resultados. “[…] desempenho positivo se deve a alguns fatores econômicos, como taxa de juros menores e à queda nos índices de inadimplência e de desemprego”, disse Assumpção em nota A expectativa da associação é que os bons resultados se repitam em 2020, com uma previsão de crescimento de 9,67%. ...

Advogados, Médicos, Dentistas e demais profissionais liberais, ter ou não uma empresa ?.

É sabido que a cada dia a fiscalização tributária tem crescido em ritmo acelerado, e engana-se que pode passar desapercebido pelo fisco. Como profissional liberal todo o rendimento deve ser declarado no Imposto de Renda e além disso deve-se recolher o INSS sobre 20% dos seus ganhos, conforme Decreto 9.792. A solução é abrir uma empresa, além que contribuir com menos impostos, ter a proteção patrimonial, contribuir com menor alíquota do INSS, alivia-se em muito o Imposto de Renda. Os benefícios não param por aí, muitas atividade podem optar pelo Simples Nacional, reduzindo ainda mais os impostos, como Micro empresa há juros menores em financiamentos e empréstimos, para aquisição de móveis e equipamentos. Procure um profissional Contábil e tire todas as suas dúvidas, peça uma simulação e com certeza encontrará uma boa solução para a sua vida profissional e financeira.

Caixa lançará em março crédito imobiliário com juros prefixados

A Caixa Econômica Federal deve lançar em março linha de crédito com juro prefixado. “Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar neste período”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, na última quinta-feira (2)  Hoje o banco oferece linhas de crédito corrigidas pela Taxa Referencial (TR) ou pelo índice oficial de inflação, o IPCA. Guimarães disse esperar que a migração entre linhas de crédito imobiliário se multipliquem com o lançamento da terceira opção de financiamento. “Vale lembrar que, quando a Caixa lançou, há alguns meses, criticava-se muito, mas hoje 16 bancos oferecem crédito imobiliário pelo IPCA”, disse o presidente do banco. As declarações foram feitas após Guimarães se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.