Pular para o conteúdo principal

MEI: Saiba como comprar carro com até 30% de desconto


MEIs recebem isenção nos impostos de IPI eICMS para comprar veículos 0 km. Valor pago nos acessórios também é reduzido; Confira os modelos disponíveis.

Você sabia que é possível o empresário da modalidade MEI comprar carro com desconto? Essa é uma facilidade garantida para o microempreendedor individual logo que ele recebe os documentos referentes à empresa. Além disso, não existe carência para conseguir realizar a compra. A grande vantagem desta opção é o desconto de até 30% oferecido pelas fabricantes.
Para garantir o benefício, o microempresário recebe uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. No entanto, os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados. Os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0 Km.
Quanto ao desconto, o percentual varia de estado e de marca. Veículos utilitários, que são utilizados para serviço, normalmente possuem descontos maiores. Além disso, o empresário deve ter um faturamento anual de até R$ 81 mil. O limite para compras é de 80% deste valor, acima disso pode ser inviável.
Outra vantagem de adquirir carros com desconto pelo CNPJ é a redução do valor pago nos acessórios. Sem contar que esse pedido pode ser feito diretamente na fábrica e livre do ganho das concessionárias.

Desvantagens

Como a compra do veículo é realizada utilizando o CNPJ, o carro ficará atrelado à imprensa. Desta forma, caso os tributos não sejam pagos, as restrições poderão ser lançadas em nome da empresa e do empresário. Além disso, em caso de dívidas e inadimplência, o veículo poderia ser penhorado.
Segundo regra do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após comprar o veículo, é necessário que o CNPJ permaneça com o automóvel no nome da empresa por, pelo menos, 12 meses. Caso não se cumpra esse prazo, a isenção do ICMS deverá ser devolvida. Isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios.
Outra desvantagem é prazo de entrega e o pós-venda, que também pode ser maior por conta da negociação acontecer diretamente com a fabricante. É possível que alguns fabricantes diminuam o tempo de garantia, por considerarem que a quilometragem do veículo será maior. Em alguns casos, a entre pode levar até 50 dias.

Como comprar carro com MEI?

Para comprar um automóvel utilizando essa modalidade, o empresário deverá apresentar alguns outros documentos no momento da compra. Confira documentos que podem ser solicitados:
§  Apresentar o contrato social no momento compra;
§  Apresentar a inscrição estadual vigente;
§  E-CNPJ (alguns fabricantes podem exigir).

Modelos disponíveis para MEI

É importante salientar que não são todos os carros incluídos na modalidade. A redução de valor não segue uma tabela fixa e varia segundo a marca. Atualmente, os modelos de carros com desconto disponíveis são: Caoa Chery, Chevrolet, Citroen, Fiat, Ford, Hyundai, JAC, Jeep, Kia, Lifan, Mistsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saem as regras sobre inscrição obrigatória de motorista de aplicativo como contribuinte do INSS

Foram publicadas nesta quarta-feira, dia 15, as regras sobre a inscrição obrigatória de motoristas de transporte individual e privado de passageiros — como os motoristas de aplicativos — como contribuintes da Previdência Social. De acordo com o Decreto 9.792, os condutores deverão se inscrever pelos canais eletrônicos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso atenda aos requisitos, o motorista poderá se inscrever como microempreendedor individual (MEI), categoria que abrange os profissionais com faturamento anual de até R$ 81 mil. Neste caso, a alíquota mensal de recolhimento à Previdência Social é de 5% sobre o salário mínimo nacional  Aplicativos ou plataformas digitais de transporte remunerado individual de passageiros poderão firmar contratos de prestação de serviços com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Com isso, poderão confirmar a existência ou não de inscrições de seus motoristas no Cadastro Nacional de In...

Simples Nacional 2020: Opção pelo regime vai até o fim de janeiro

As empresas que querem optar pela adesão ao  Simples Nacional  para 2020 devem correr, pois tem até o dia 31 de janeiro para realizar essa opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos retroativos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção. "Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", explica Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil, que lembra que o programa é bastante atrativo na maioria dos casos. Assim, antes de aderir ao  Simples Nacional  é necessário a eliminação de possíveis pendências que poderiam ser impeditivas para o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita. A opção pode ser feita pela internet no site:  www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional . É importante lembrar que é possível as empresas de serviço também podem aderir...