Pular para o conteúdo principal

MEI: Saiba como comprar carro com até 30% de desconto


MEIs recebem isenção nos impostos de IPI eICMS para comprar veículos 0 km. Valor pago nos acessórios também é reduzido; Confira os modelos disponíveis.

Você sabia que é possível o empresário da modalidade MEI comprar carro com desconto? Essa é uma facilidade garantida para o microempreendedor individual logo que ele recebe os documentos referentes à empresa. Além disso, não existe carência para conseguir realizar a compra. A grande vantagem desta opção é o desconto de até 30% oferecido pelas fabricantes.
Para garantir o benefício, o microempresário recebe uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. No entanto, os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados. Os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0 Km.
Quanto ao desconto, o percentual varia de estado e de marca. Veículos utilitários, que são utilizados para serviço, normalmente possuem descontos maiores. Além disso, o empresário deve ter um faturamento anual de até R$ 81 mil. O limite para compras é de 80% deste valor, acima disso pode ser inviável.
Outra vantagem de adquirir carros com desconto pelo CNPJ é a redução do valor pago nos acessórios. Sem contar que esse pedido pode ser feito diretamente na fábrica e livre do ganho das concessionárias.

Desvantagens

Como a compra do veículo é realizada utilizando o CNPJ, o carro ficará atrelado à imprensa. Desta forma, caso os tributos não sejam pagos, as restrições poderão ser lançadas em nome da empresa e do empresário. Além disso, em caso de dívidas e inadimplência, o veículo poderia ser penhorado.
Segundo regra do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após comprar o veículo, é necessário que o CNPJ permaneça com o automóvel no nome da empresa por, pelo menos, 12 meses. Caso não se cumpra esse prazo, a isenção do ICMS deverá ser devolvida. Isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios.
Outra desvantagem é prazo de entrega e o pós-venda, que também pode ser maior por conta da negociação acontecer diretamente com a fabricante. É possível que alguns fabricantes diminuam o tempo de garantia, por considerarem que a quilometragem do veículo será maior. Em alguns casos, a entre pode levar até 50 dias.

Como comprar carro com MEI?

Para comprar um automóvel utilizando essa modalidade, o empresário deverá apresentar alguns outros documentos no momento da compra. Confira documentos que podem ser solicitados:
§  Apresentar o contrato social no momento compra;
§  Apresentar a inscrição estadual vigente;
§  E-CNPJ (alguns fabricantes podem exigir).

Modelos disponíveis para MEI

É importante salientar que não são todos os carros incluídos na modalidade. A redução de valor não segue uma tabela fixa e varia segundo a marca. Atualmente, os modelos de carros com desconto disponíveis são: Caoa Chery, Chevrolet, Citroen, Fiat, Ford, Hyundai, JAC, Jeep, Kia, Lifan, Mistsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saem as regras sobre inscrição obrigatória de motorista de aplicativo como contribuinte do INSS

Foram publicadas nesta quarta-feira, dia 15, as regras sobre a inscrição obrigatória de motoristas de transporte individual e privado de passageiros — como os motoristas de aplicativos — como contribuintes da Previdência Social. De acordo com o Decreto 9.792, os condutores deverão se inscrever pelos canais eletrônicos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso atenda aos requisitos, o motorista poderá se inscrever como microempreendedor individual (MEI), categoria que abrange os profissionais com faturamento anual de até R$ 81 mil. Neste caso, a alíquota mensal de recolhimento à Previdência Social é de 5% sobre o salário mínimo nacional  Aplicativos ou plataformas digitais de transporte remunerado individual de passageiros poderão firmar contratos de prestação de serviços com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Com isso, poderão confirmar a existência ou não de inscrições de seus motoristas no Cadastro Nacional de In...

MEI precisa declarar Imposto de Renda?

Vamos começar respondendo à pergunta mais interessante: Afinal, MEI declara Imposto de Renda ou não? De uma forma bem direta: entendemos que se você é MEI, isto é, possui uma pessoa jurídica caracterizada por ser um microempreendedor individual, é obrigado a informar os rendimentos do seu negócio. Esse processo acontece por meio da  Declaração Anual do Simples Nacional do MEI  (DASN-SIMEI). Portanto, a DASN-SIMEI é o caminho para você apresentar os rendimentos anuais alcançados pela atividade do seu negócio, ou seja, é como se fosse a declaração do Imposto de Renda, só que para pessoa jurídica. Além de cumprir com seu papel como pessoa jurídica, você pode ter que declarar também como pessoa física, isso é, com seu CPF. Segundo os parâmetros da Receita Federal, você também tem a obrigação de  declarar o Imposto de Renda 2020  como pessoa física, caso se enquadre em algum dos seguintes critérios: ·          Receb...

Advogados, Médicos, Dentistas e demais profissionais liberais, ter ou não uma empresa ?.

É sabido que a cada dia a fiscalização tributária tem crescido em ritmo acelerado, e engana-se que pode passar desapercebido pelo fisco. Como profissional liberal todo o rendimento deve ser declarado no Imposto de Renda e além disso deve-se recolher o INSS sobre 20% dos seus ganhos, conforme Decreto 9.792. A solução é abrir uma empresa, além que contribuir com menos impostos, ter a proteção patrimonial, contribuir com menor alíquota do INSS, alivia-se em muito o Imposto de Renda. Os benefícios não param por aí, muitas atividade podem optar pelo Simples Nacional, reduzindo ainda mais os impostos, como Micro empresa há juros menores em financiamentos e empréstimos, para aquisição de móveis e equipamentos. Procure um profissional Contábil e tire todas as suas dúvidas, peça uma simulação e com certeza encontrará uma boa solução para a sua vida profissional e financeira.