Pular para o conteúdo principal

Despencam os nomes negativados no fim do ano


Número de consumidores inscritos no SPC no fim do ano passado caiu 69% na comparação com o mesmo período de 2018

O número de consumidores que tiveram o nome incluído no cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru nos dois últimos meses do ano passado caiu 69% na comparação com o mesmo período de 2018. O resultado, aliado a outras estatísticas apresentadas pela entidade, se alinha aos balanços positivos divulgados pelo comércio sobre as vendas do último Natal.
Conforme a projeção inicial, as cerca de 800 lojas associadas da CDL registraram alta de 7% no faturamento neste fim de ano. E, segundo o consultor jurídico da entidade, Elion Pontechelle Junior, o volume significativamente menor de consumidores com o nome negativado é resultado deste momento, de melhora na economia e maior segurança quanto à manutenção dos empregos. Em novembro e dezembro de 2019, foram inscritos 3.050 consumidores no SPC. O número equivale a menos de um terço do total registrado no mesmo período de 2018, de 9.820 nomes. Para se ter ideia, enquanto, nos dois últimos meses do ano passado, a média foi de 2,1 pessoas negativadas por hora, em 2018, o índice foi de 6,7.
"Creio que o resultado também reflita a maior conscientização dos consumidores, que aprenderam a ter maior controle sobre os gastos", frisa o consultor. Outro dado positivo foi o aumento do número de bauruenses que limparam o nome junto ao comércio.
TERMÔMETRO
Em novembro e dezembro do ano passado, foram retirados 2.205 nomes do cadastro da CDL, 48% a mais do que as 1.490 exclusões do mesmo período de 2018. "Isso é um bom sinal para o comércio, porque é um número maior de pessoas voltando a ser consumidores em potencial para compras a crédito", detalha, acrescentando como um dos fatores principais para a alta o fato de muitos bauruenses terem recebido valores do FGTS.
Pontechelle Junior também destaca as 51.286 consultas feitas pelos comerciantes ao cadastro do SPC, entre novembro e dezembro, com o objetivo de evitar fraudes e saber se os consumidores estão aptos a tomar crédito. O número é 38% superior ao registrado nos dois últimos meses de 2018.
"Isso é um termômetro que comprova maior movimentação de clientes dentro das lojas", aponta. Também foi resultado positivo para o comércio neste fim de ano a redução, em torno de 10%, do valor médio devido por cada consumidor com nome inscrito no SPC. O valor, em dezembro de 2019, era de R$ 1.240,72. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saem as regras sobre inscrição obrigatória de motorista de aplicativo como contribuinte do INSS

Foram publicadas nesta quarta-feira, dia 15, as regras sobre a inscrição obrigatória de motoristas de transporte individual e privado de passageiros — como os motoristas de aplicativos — como contribuintes da Previdência Social. De acordo com o Decreto 9.792, os condutores deverão se inscrever pelos canais eletrônicos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso atenda aos requisitos, o motorista poderá se inscrever como microempreendedor individual (MEI), categoria que abrange os profissionais com faturamento anual de até R$ 81 mil. Neste caso, a alíquota mensal de recolhimento à Previdência Social é de 5% sobre o salário mínimo nacional  Aplicativos ou plataformas digitais de transporte remunerado individual de passageiros poderão firmar contratos de prestação de serviços com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Com isso, poderão confirmar a existência ou não de inscrições de seus motoristas no Cadastro Nacional de In...

MEI: Saiba como comprar carro com até 30% de desconto

MEIs recebem isenção nos impostos de IPI eICMS para comprar veículos 0 km. Valor pago nos acessórios também é reduzido; Confira os modelos disponíveis. Você sabia que é possível o empresário da modalidade  MEI comprar carro com desconto ? Essa é uma facilidade garantida para o microempreendedor individual logo que ele recebe os documentos referentes à empresa. Além disso, não existe carência para conseguir realizar a compra. A grande vantagem desta opção é o desconto de até 30% oferecido pelas fabricantes. Para garantir o benefício, o microempresário recebe uma isenção nos impostos de  IPI  e  ICMS . No entanto, os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados. Os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0 Km. Quanto ao desconto, o percentual varia de estado e de marca.  Veículos  utilitários, que são utilizados para serviço, normalmente possuem descontos maiores. Além disso, o empresário deve ter um fatura...

Simples Nacional 2020: Opção pelo regime vai até o fim de janeiro

As empresas que querem optar pela adesão ao  Simples Nacional  para 2020 devem correr, pois tem até o dia 31 de janeiro para realizar essa opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos retroativos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção. "Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", explica Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil, que lembra que o programa é bastante atrativo na maioria dos casos. Assim, antes de aderir ao  Simples Nacional  é necessário a eliminação de possíveis pendências que poderiam ser impeditivas para o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita. A opção pode ser feita pela internet no site:  www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional . É importante lembrar que é possível as empresas de serviço também podem aderir...